Uma contação de histórias que utiliza uma das muitas formas de teatro de fantoches, em forma de bonecos animados na dramatização do enredo da histórias, expõe muito da pisque e da proteção social e afetiva que as crianças possuem, tanto na escola, quando no eixo familiar. Ao longo do teatro apresentado, assim como através das respostas, perguntas e reações infantis, a plateia e encenadores colhem nas nas palavras e comportamentos infantis, como ela é tratada pelo meio em que vive. As crianças externam, sem filtros, exatamente aquilo que vivenciam. Em muitos momentos, desta forma, revelam "coisas" que até mesmo os pais e professores ficam espantados, ou porque achavam que elas não tinham a percepção, ou consciência, ou por revelar ações indesejadas (agerssões físicas, morais,psicológicas) que elas mesmas sofrem. Por isso, exite uma real importância da forma com que tratamos cada assunto e tema, sobretudo, durante o desenvolvimento infantil.
Nas fábulas, os animais representam pessoas de uma sociedade, agem como tal, e vivem o dia a dia como se fossem gente. Para exemplificar, o Teatro de Fantoches Infantil fortalece esse conceito. É fácil entender o quanto as histórias com animais, as fábulas, são importante para a compreensão do desenvolvimento social dos pequenos. Dar acesso a esse mundo lúdico é essencial para seu desenvolvimento. Para tal, temos na educação infantil e fundamental, o campo propício para propor o aprendizado e fotalecimento das forças anímicas das crianças através da encenação do teatro de fantoches
e, por consequência, promover o enriquecimento cultural e frasal dos pequenos.A criança e o fantoche se reconhecem num mundo próprio, lúdico, e ambos se es forçam para entender o mundo real um com os olhos do outro...
- JR Santos -
Tem momentos em que o interesse infantil no teatro de fantoche é tanto que esquecem o manipulador, sobretudo, esquecem que o fantoche é, na verdade, um personagem e conversam vividamente, de igual para igual, revelando até mesmo segredos, acontecimentos importasntes das suas famílias... É por isso que a utilização de fantoches também é indicada em psicodramas e terapias psicossociais e familiares.
Em escolas, o teatro de fantoches é uma grande ferramenta no aprendizado e na socialização das crianças, do infantil ao fundamental. Alguns professores tem grande sucesso usando personagens para o ensino de algumas matérias, fortealecer, ou estabelecer hábitos sociais.
Até mesmo os adultos se afetam com bichos em forma de pelúcia, contatação fáciol de provar. Estes são presentes constantes entre pais e filhos e até mesmo entre namorados, pois estimulam a memória afetiva e oferecem segurança emocional, por exemplo.
A aprendizagem na educação infantil vai além do simples método da repetição e o exaustivo processo de decorar. Através do teatro de fantoches, com histórias voltadas para o ensino e formação da criança, a aprendizagem se torna mais orgânica, afetiva e social. Ações, atitudes e entendimentos que ora julgamos de difícil aplicação, ou acesso para alguns grupos de crianças, com a encenação de fantoches passam a ser possíveis de forma natural. Estimular a leitura e a escrita, por exemplo, com motivação e inicitiva autênticas, pode ser conseguida com um bom enredo de fantoches, que passe longe de sermões e palestras sobre sua importância. Um bom exemplo é o espetáculo "O eStraNho cAso dO livRo sEm o fiM" que conto em escolas e livrarias. As crianças "pedem" para escrever no final da histórias para seus professores e pais. E não é milagre, faz parte da função de formação do teatro de fantoches.
José Robson contando história para crianças do ensino fundamental durante ação num shopping de SP.
Algumas sugestões para que o teatrinho de fantoches na sala de aula e na escola de forma geral, seja uma ferramenta de ensino e formação da criança, além de ser um momento de diversão e entretenimento. Muitos professores e escolas já contam com projetos que vai de encontro de vários tópicos.
1Socialização e ajustes nos relacionamentos infantis, o respeito as diferenças, a compreensão do outro, dos limites:
2Apresentação de matérias trasversas ao ensino e curriculares em forma de teatro de fantoches infantil na sala de aula:
3Lidar com as dificuldades e limitações das crianças e estimular ações necessárias para a convivência:
4Estimular hábitos saudáveis e ao consumo responsável dos recursos, economia e bem estar pessoal e social:
Nas histórias infantis é o fantoche que sofre e causa as mais importantes ações e reações nos demais personagens e na plateia, em peças teatrais das mais engraçadas, as mais trágicas. Isso causa uma empatia instantânea e os corações infantis se relacionam com ele, sem filtros, externando, não raras vezes, como ela mesma (a criança) é tratada pelos adultos e familiares, buscando esse entendimeno na 'parceria cênica' que acaba de encontrar. Por isso o teatro de fantoches infantil é de suma importância para que o adulto entre no mundo da criança, o entenda e possa achar formas seguras e amorosas de ensino e relacionamento.