Em "O Estranho Caso do Livro Sem o Fim" a história começa, mas nunca termina, e todos querem saber o final... As páginas sumiram!
Gracioso é uma grande contador de histórias, mas acordou desmemoriado, o que o faz pensar em contar uma história do livro que sua mãe fez para ele aprender a ler.
Sua mãe sempre fabricava livros artesanalmente para incenivá-lo a ler, incentivo que o tornou um contador de histórias. Eram livros das histórias do folclore brasiliero, ou de coisas da roça, que ela tinha escutado quando era criança. Porém, como acordou desmemoriado, teve a ideia de mostrar para a plateia os próprios livros em que aprendeu a ler com a ajuda da sua mãe. Queria mostrar as páginas onde conheceu o Saci-pererê, a Mula-sem-cabeça, A Cuca e o Lobisomen. Só que algo estranho aconteceu, os livros estavam sem o fim.
Com medo de sua mãe descobrir, resolve investigar quem roubou o final dos livros. Depois de muita perseguição e trapalhadas, com ajudinha das crianças, consegue chegar até o grande suspeito. E agora, quem será e por que ele comia as páginas dos livros? É o que vamos descobrir...
As crianças são convidadas a participar em grande parte da história, opinando sobre quem seria o culpado, advinhando e ajudando o neto da Vovó Puppa a capturar o responsável pelo sumiço do fim dos livros Há momentos de muita empolgação entre os personagens e a platéia, principalmente nas cenas de captura e descobertas. Uma das histórias mais contadas em livrarias, feiras de livro e bibliotecas...
"Cada vez que um livro se abre, uma vida ganha mais vida, mais oportunidade de encontrar a felicidade."
- JR Santos -
Apesar da recomendação da idade, muitas crianças mais velhas tem se encantado com esta história.Adultos também adoram, principalmente o grupo da terceira idade, que vibram com os bonecos... Muitas escola aproveitam para encerrar ou abrir projetos do livro e de leitura com esta aventura, com grande sucesso!
Esta é uma das histórias que mais amamos contar. Ela foi escolhida para o projeto "Pracinha Ra Tim Bum", encenada e acolhida com grande aplauso. Indicada para incentivar a leitura, mantendo a alegria do teatro infantil... Uma excelente escolha para projetos de incentivo a leitura, troca e feira de livros.
1Atividades para a semana do dia do livro infantil, baseadas no enredo e roteiro de "O eStraNho cAso dO liVro sEm O fiM":
2Oficinas manuais para a participação das crianças na confecção de material para exposição sobre o livro:
3Jogos e brincadeiras para estilumar as crianças a terem contato com livros e histórias e movimentar a semana literária:
4Época para a realização das sugestões e ideias sobre o livro na educação infantil e o estímulo a leitura:
COM 01 CONTADOR E BONECOS: é a maioria dos atendmentos, especialmente por causa do espaço e orçamento, que deixa essa forma bem atrativa. Ideal para aniversário, bibliotecas e salas de aula. dependendo da história, há sonoplastia gravada e colocada em momentos de determinada cena.
SONOPLASTIA AO VIVO COM 01 MÚSICO: nesse formato, um músico acompanha o contador de histórias para tocar as músicas emprestando a história o charme da sonoplastia ao vivo. Assim, além do contador e os fantoches, essa forma de atendimento conta com mais um integrante. Nem sempre é possível levar o músico, em virtude dos recursos que são necessários: dimensão do espaço; equipamento de som; disponibilidade do músico na data requerida.
CENÁRIO DA HISTÓRIA: algumas histórias contam com um cenário específico, que pode fazer parte do evento, dependendo das dimensões do espaço. Se esse for o caso do seu evento, o impacto visual aumenta bastante, conferindo a apresentação um ar de espetáculo teatral. Mas não se preocupe, as histórias podem acontecer independentemente do cenário.
PERSONALIZAÇÃO: existem eventos que necessitam uma personalização do enredo, ou mesmo dos bonecos, músicas. Com antecedência, podemos cuidar para que a história fique com a cara do seu evento.
JR Santos
"Os alunos da educação infantil e fundamental I tiveram uma tarde divertida na companhia do contador de história José. O Teatro de Fantoches fez muito sucesso entre as crianças, ajudando no incentivo a leitura sendo motivados a cuidar e amar os livros."
- Mayara Gonçalves - Bibliotecária do Colégio Marques de Monte Alegre SP -